REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

domingo, 14 de novembro de 2010

EMOÇÃO LITERÁRIA...

De acordo com Hênio Tavares (1974) etimologicamente a palavra "Estética" vem do grego e significa "sensação". Ou seja, "[...] o sentimento estético é a emoção agradável, misto de prazer e surpresa, produzida em nós face à obra de arte". No mundo literário temos o termo "sinfronismo", palavra pouco usada, que tem por função estabelecer uma simpatia, independente do tempo e do espaço, entre o autor e o leitor. No dizer de Charles Du Bos "Cada vez que um homem frente a uma obra literária - qualquer que tenha sido a época em que foi criada - consegue emocionar-se e reviver em si os sentimentos que comoveram o autor no instante em que compôs, opera-se o efeito do sinfronismo, flui a onda maravilhosa de sintonia espiritual capaz de aproximar simpaticamente a dois seres, mais além do tempo e do espaço. A literatura é veículo sinfrônico que apaga as distâncias e as idades conjuradas pelo emoção". (R. Castagnino. Op. cit., pág. 28) Ou seja, por meio da leitura podemos "sentir" e "interpretar" toda a emoção do autor; isso confirma também que é possível transpor para o papel todo nosso sentimento, e o que é mais incrível esta "sensação" fica gravada no tempo infinitamente. Tudo vai depender de quem lê e interpreta a obra. Em minha opinião um bom exemplo de quem consegue captar e transmitir essa emoção nos dias de hoje é o grande ator Rolando Boldrin. Essa figura consegue comover qualquer pessoa com sua interpretação. Confesso que quando assisto sua interpretação me emociono chegando a derramar lágrimas. Isso para mim é a máxima da literatura. Quem consegue essa proeza coloca em prática toda a teoria literária do sinfronismo. Então, quando escrevemos algo com emoção é possível na pessoa que estará lendo captar e ao mesmo tempo transmitir. Como isto é magnifíco! Como exemplo deixo aqui disponível vídeo onde há a interpretação do poema "Valores da Vida" por esta figura admirável que é Rolando Boldrin. Sintam sua emoção. É isso ai!

Um comentário:

  1. Olá!
    Adorei seu texto.
    Sou professor de Literatura e tenho como um dos meus manuais brasileiros de teoria literária preferido o "Teoria Literária", de Hênio Tavares.
    Poucos conhecem tal livro que possui uma riqueza teórica vastíssima e que, para minha surpresa, foi concebido como apoio didático destinado ao antigo 2º grau.
    Quem dera pudéssemos usá-lo. Nossos alunos hoje mal compreendem um livro simplório como o do Cereja...
    Grande abraço!
    Prof. Marckson Penedo

    ResponderExcluir