REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PAZ! EIS O PROPÓSITO DE TODA A HUMANIDADE...

É lamentável que em pleno início do século XXI ainda encontremos quem queira insistir com a guerra. Meu coração uma vez mais se espedaça com a notícia do ataque Coreano contra a Coreia do Sul. Acabo de saber que mais quatro corpos de civis foram encontrados. Realmente que lamentável! Aqui no Brasil não está sendo diferente com os ataques no Rio de Janeiro. Que barbaridade! No capítulo Alvorada da obra "Revolução Humana", volume 1, logo nas primeiras linhas encontramos a seguinte frase de meu Mestre Daisaku Ikeda: "Não há um ato mais bárbaro do que a guerra! Não existe um outro fato mais trágico do que a guerra!", em outro lemos "Paz, eis o propósito fundamental de toda a humanidade!". Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda Sakyamuni, o príncipe, proferiu também estas belas palavras "Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor". Enquanto uns lutam para prevalecer a paz, vem outros e tentam desmanchar esta caminhada. Sabemos que a guerra é construída pelo homem, e pelo homem também deve ser solucionada, acabada. Outro sábio, Nitiren Daishonin disse que "o ceú ou o inferno está na mente boa ou má da pessoa"... "está no coração daquele que maltrada seu pai ou insulta sua mãe"... Ontem tive a oportunidade de participar de evento promovido pela Fundação Telefônica que foi a "6ª Premiação Causos do ECA", fiquei admirado com o empenho e a dedicação das pessoas para fazerem prevalecer os direitos, infelizmente ainda são a minoria. Mas, de qualquer forma o importante é que "pensem global e ajam local", isso é o que importa. Aproveito para parabenizar os vencedores, assim como também aos que participaram com seus causos e não foram contemplados. São ações assim que contam para que prevaleça a paz. Aliás, sabemos que muitos encaram a paz como uma utopia, não eu. Como exemplo de situações quem imaginaria que deixaria de ser uma utopia a escravidão? Na época quantos não imaginavam que a abolição da escravatura seria uma utopia? Hoje já não é! O homem pisar na lua? Além de utopia, era algo impossível. E hoje é algo tão normal na ciência. Então, podemos sim realizar a paz. Para isso precisamos fazer a diferença!
Vale a pena ver e ouvir a música de John Lennon Imagine, com a tradução abaixo.

Imagine
John Lennon
Composição: John Lennon

Imagine que não exista nenhum paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não haver países
Não é difícil de fazer
Nada para matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer:
Eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia
Você vai se juntar a nós
E o mundo será como um só

Imagine não possessões
Gostaria de saber se você pode
Não há necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de homens
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo todo

Você pode dizer:
Eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu espero que algum dia
Você vai se juntar a nós
E o mundo viverá como um único

É isso ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário