REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

sábado, 2 de abril de 2011

O DESAFIO DE SER EDUCADOR...


"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."  

Sábias palavras ditas pelo então imperador D. Pedro II.  Infelizmente estamos vivenciando um momento na educação que não tem mais esta função de dirigir ou guiar. Conforme o Aurélio "educar" é um verbo transitivo direto e tem o seguinte significado:

"Promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de (alguém), ou de si mesmo".

Hoje está sendo um desafio ser educador. Aquelas famosas aulas expositivas feitas muitas vezes com maestria em meu ponto de vista não funcionam mais. É impossível para um professor chegar na sala de aula se posicionar a frente dos alunos e falar naturalmente. O ritmo de hoje realmente é outro. Percebo que eles não querem mais este tipo de aula em que o professor fala e eles escutam. 

Sem contar a falta de respeito para com o professor. Os educandos não nos tem mais como aquele que em sala é o mestre. O pouco caso é grande, entram e saem sem permissão, falar palavrão (palavras de baixo calão) para eles é tão normal quanto expressar "mãe" ou "pai", simplesmente dizem. Muito triste! Não consigo me acostumar com isto. Meus ouvidos doem ao ouvi-los. Minha educação não permite aceitar. Ainda acho estranho.

Lembro-me que quando estudava também tínhamos nossas algazarras, nossas brigas, falávamos palavrões, mas tínhamos o mínimo de respeito para com os professores. As salas de aulas ainda eram o lugar do saber.

Certa ocasião recordo-me de ter ido até a porta enquanto a professora estava ausente (isto foi na quarta série) e apenas colocando a cabeça para fora da porta a avistei e corri para dentro gritando:

- A professora está vindo! A professora está vindo!

Ai sentávamos, ficávamos quietos e comportados deixando a aula transcorrer normalmente.

Em seu poema Brasil seja Monarca do Mundo meu mestre, Dr. Daisaku Ikeda, diz (em partes):

"Qual o bem que podemos deixar para a humanidade?
O rumo!
O claro e seguro rumo!"

Para a educação o que me preocupa é justamente isto - eles (os alunos, ou educandos) estão sem rumo nenhum. E é triste o que irei dizer, mas por enquanto é a verdade, por enquanto não estou vendo "luz no fim do túnel".

Se esta geração está assim como será a geração deles? Já pararam para refletir?
Precisamos urgentemente pensar em algo, precisamos agir imediatamente, não podemos simplesmente assistirmos deixando que tudo de mal aconteça. 

Conheço uma frase dita também pelo mestre Ikeda que diz:

"Quando alguém está se afogando, não basta ficar ao seu lado e dizer que 'alguém deveria pular e salvá-lo'. A história necessita de pessoas que agem, não daquelas que apenas dizem o que os outros deveriam fazer". 


Vamos professores, ou melhor educadores, vamos pensar juntos, agir juntos, trabalharmos juntos para resolvermos isto. Caso esta previsão se realize não morrerei tranquilo, afinal me formei educador.


Encerro com estas palavras ditas pelo meu mestre:



Precisamos de professores que possuam a capacidade de perceber e que possam, sem dizer uma palavra, servir de luz e força para seus alunos
.
É isso ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário