REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

quinta-feira, 28 de abril de 2011

DIA DA EDUCAÇÃO - 28 DE ABRIL...

Bom dia!
Quinta-feira - 28 de abril. Faltam 247 dias para acabar o ano.
"Olhe à sua frente. Não olhe para trás. A vida de esperança, de glórias e de vitórias está à sua frente". (365 Dias - Frases para Mulheres, pág. 56)
Hoje, quinta-feira 28 de abril, é considerado aqui no Brasil Dia da Educação.
Em 1990, meu mestre Dr. Daisaku Ikeda, proferiu na Universidade de Pequim, um discurso intitulado: "O importante é o coração". E nesse em partes ele diz:
"São as pessoas que pavimentarão o caminho do futuro de nosso mundo, e não há influência maior no desenvolvimento de um indivíduo que a educação sólida e centrada no ser humano. O saber é a força fundamental que constrói a sociedade e molda a era. Essa fonte nutre e forja o potencial infinito latente em todos nós, direcionando nossa energia para a criação de valores". (IKEDA, 2010, p. 8)
Então qual é o propósito fundamental da educação? Acima já temos uma resposta, mas devemos sempre e sempre refletirmos para que, nós educadores, viemos.
A educação existe para os jovens, que são o futuro. A educação deve encorajá-los a perceber o potencial precioso que possuem e a manifestar sua personalidade singular com entusiasmo e vigor, é o que também pensa Ikeda.
Educadores sérios, que buscam a felicidade dos alunos, naturalmente os tratarão com confiança incondicional e respeito caloroso, em vez de dar-lhes instruções de cima.
Conforme escreveu Ralph Emerson: "O segredo da educação está no respeito ao aluno"
Indagou o educador japonês Makiguti: "Qual é afinal o objetivo da educação nacional?"  E respondeu: "Em vez de ficar inventando interpretações teóricas complexas, é melhor começar olhando para a adorável criança sentada em seu colo e perguntar a si mesmo: o que posso fazer para garantir que esta criança desfrute a vida mais feliz possível?" O foco de Makiguti nunca foi o Estado, mas sempre as pessoas, cada ser humano.
Por último em The School and Society (A escola e a Sociedade), John Dewey clama por uma revolução copérnica, por meio da qual a criança se torna o centro e todos os empreendimentos educacionais devem girar ao redor dela.
É isso ai!

Fonte (de tudo):
IKEDA, Daisaku. Educação Soka: uma perspectiva budista. Prefácio de Victor Kazanjian; [traduzido por Leila Shimabukuro]. 1ª ed. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2010. 
IKEDA, Daisaku. 365 dias: frases para mulheres. [tradução Getulino Kiyoshi Nakajima]. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário