REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA...

Certa vez li uma frase de autor desconhecido que dizia "Ler grande sofrimento para uns, grande alegria para outros, grande necessidade de todos".

Escreveu Montesquieu "O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não tendo existido jamais uma dor que uma hora de leitura não afastasse de mim".

No livro A Arte de Ler de Michèle Petit é citada uma passagem de entrevista com Sergio Pitol referente sua experiência com a leitura que em partes diz "tendo perdido seu pai, quando era bebê, e logo depois sua mãe, com cinco anos de idade, ele fica gravemente doente; embora não pudesse mais ir à escola, a casa onde sua avó o acolheu era repleta de livros: "Minha avó lia sem parar. E eu apanhava tudo o que me caía nas mãos. [...] Com doze anos, descobri Guerra e Paz e não fiquei mais doente. Continuo acreditando que Tolstói me salvou"".

Laure Adler se referindo à morte de seu filho, declarou: "Se eu não me matei, foi porque me deparei sem querer com Uma barragem contra o Pacífico, de Marguerite Duras", encontrado em uma casa alugada para uma temporada de verão.

Assim, podemos definir que uma simples leitura pode salvar vidas.

Em outro livro de litaratura chamado A Literatura Inglesa de Anthony Burgess encontramos algumas definições interessantes que explicam a importância da arte em nossas vidas. Como segue, na íntegra:

"Os assuntos que estudamos na escola podem ser grosseiramente divididos em dois grupos - as ciências e as artes. As ciências incluem matemática, geografia, química, física e assim por diante. Entre as artes estão desenho, pintura, modelagem, costura, música, drama, literatura. O objetivo da educação é preparar-nos para a vida em uma comunidade civilizada, e os assuntos que estudamos parecem implicar que as duas coisas mais importantes na vida são arte e ciência.

Será que isso é mesmo verdade? Se tomarmos um dia comum na vida de um homem comum, parece que vemos muito pouca evidência de preocupação com as ciências e as artes. O homem comum se levanta, vai para o trabalho, faz suas refeições, lê os jornais, assiste televisão, vai para o cinema, vai para a cama, dorme, acorda, começa tudo de novo.

Por que então as artes e as ciências são importantes?

A preocupação do cientista é a verdade, a preocupação do artisita é a beleza.

O artista toma o material bruto e o força ou o conduz até um padrão.

O artista encontra um meio de expôr nossas emoções - alegria, paixão, dor, arrependimento - e, por assim dizer, ajudar-nos a separar essas emoções de nós mesmos.

Qualquer emoção forte tem de ser aliviada. Quando estamos felizes, gritamos ou dançamos, quando sentimos dor, queremos chorar. Mas a emoção tem que ser expressada (esprimida para fora)".

Como de hábito finalizo transmitindo mensagem de meu mestre Ikeda que instrui quanto é necessário o esforço na juventude para o sucesso:

"Vocês devem estudar diligentemente para ingressar na universidade que escolheram. Estudem muito mais que os outros. Brincar e sonhar não trará o que vocês querem. Esses sonhos irreais tais como "Não seria maravilhoso se eu pudesse aprender inglês da noite para o dia?", ou "Deve haver alguma maneira de ficar inteligente sem fazer nada!" não levarão vocês a lugar nenhum.
Não se consegue nada de grandioso sem esforço sério. Não existe um caminho fácil para o aprendizado. Estudem bastante para surpreender o mundo. É dessa forma que devem pensar. Esse grande esforço será uma lembrança agradável, maravilhosa e nobre de sua juventude. Será uma orgulhosa medalha de honra ao mérito".

É isso ai!

fontes:
BURGESS, Anthony. A Literatura Inglesa. [trad. Duda Machado]. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2003.
IKEDA, Daisaku. Diálogo sobre a juventude: para os protagonistas do Século XXI. vol 3. [trad. Equipe Brasil Seikyo]. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2008.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. [trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini]. São Paulo: Ed. 34, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário