REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

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São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO DE NOVO!

Feliz Ano Novo de novo!
Pois é, mais uma passagem de ano.
Réveillon é uma palavra que tem seu seguinte significado: ficar acordado, fazer vigília. Ou seja, em nosso caso é o ato de ficar acordado para a despedida de mais um ano, e aguardar a chegada de um ano novo. Melhor dizendo ficamos acordados para nos despedirmos do velho e recebermos o novo.
No escrito Carta de Ano Novo do sábio japonês Nitiren Daishonin consta a passagem "O ano-novo marca o primeiro dia, o primeiro mês, o início do ano... Quem celebra esse dia tornar-se-á mais virtuoso e será amado por todos."
O grande poeta Pablo Neruda em seus versos escreveu "Feliz ano, este ano, para ti, para todos os homens, e as terras...".
Por último vale citar o saudoso poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade que disse "Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente."
Feliz ano novo para todos! 
É o que rogo de coração!

É isso ai!

sábado, 27 de agosto de 2011

TEORIA DA CRIAÇÃO DE VALOR...


Boa tarde!

Neste final de semana o colégio Filomena Matarazzo realizou sua segunda edição de gincanas e palestras que envolveram todos os professores, coordenadoras, funcionários e alunos. Dessa forma gostaria de congratular e agradecer pela oportunidade que me foi dada por fazer parte desta equipe. É realmente gratificante ver o entusiasmo de nossos jovens alunos. Nada me deixa mais feliz do que isto! Na verdade vivo para isto. Muito obrigado!
Aquele suor dos jovens para mim parecia ser de um brilho dourado. Que nobre cena!
Com emoção via a dedicação e seriedade dos alunos para cumprirem as tarefas que culminou com pleno êxito e de forma agradável. Parabéns mais uma vez a todas e a todos!
Vale comentar que é possível que dentre esses jovens alunos possa surgir o próximo presidente da República, ou grandes destaques na sociedade. Precisamos acreditar nisso. Esse é nosso papel como educadores. A criação de valores humanos é o que nos motiva no dia a dia. Senhores, pensem nisso.
Gostaria de aproveitar e citar um comentário feito pelo então educador e pedagogo japonês Tsunessaburo Makiguti que via na educação, mais especificamente no espaço escolar como o local onde deve ser praticada aulas com prazer, local onde os alunos se sintam bem, se sinta na verdade felizes. Em parte ele diz:
"A avaliação moral não se limita às ações humanas de vontade pessoal, como se pensa, nem a avaliação econômica a preocupações monetárias, e nem mesmo a avaliação estética a peças de arte. Avaliadores com perspectivas diversas devido a diferenças relativas à posição social, educação e outras circunstâncias culturais, podem julgar a conduta de alguém, por exemplo, como objeto de estética ou de crítica moral. O comportamento grosseiro de um bêbado é observado com algum divertimento pelos passantes. As crianças podem caçoar dele, pois, para elas, não passa de uma pessoa engraçada. No entanto, pessoas de caráter, que considerem um dever cívico preservar a moral pública, não se contentarão em zombar dele ou ridicularizá-lo, mas se sentirão na obrigação de admoestar o bêbado, para que reflita sobre sua condição moral repreensível. Os amigos e parentes, pessoas íntimas, certamente julgarão suas ações de modo ainda mais severo. E no final, se o infortúnio os acabrunhar a ponto de ferir o amor próprio, o julgarão em termos do dano individual e se esforçarão em modificar seu comportamento. Da mesma forma, uma briga entre marido e mulher, para a família, não é uma situação de simples observação sem participação emocional, que dirá para aqueles diretamente envolvidos. Todavia, um observador de fora percebe a situação pelo ângulo da estética, como um fenômeno curioso como outro qualquer; ou seja, como um assunto de interesse passageiro. Portanto, apesar de os valores morais, estéticos e econômicos diferirem, essa diversidade não está nos objetos, mas nas reações dos sujeitos da avaliação." (1994, p. 95)
A dignidade humana origina-se da criação de valores humanos! A educação pode fazer muito pelo cumprimento deste compromisso básico do homem.
Por último gostaria de compartilhar com vocês esses versos que fiz no dia 25 de agosto último:

De tanto se envolver com máquinas
Máquina se tornou seu coração;
E conforme a aceleração do dia
É dessa forma sua humanização.

Não sois máquina, homem é o que sois!
Sábias palavras ditas por Chaplin
Que com máquina o homem comparou.

Mais uma vez gostaria de agradecer a todas e a todos pela oportunidade que tive nesta semana, foi simplesmente ótimo. Muito obrigado!

Bibliografia:
MAKIGUTI, Tsunessaburo. Educação para uma vida criativa: ideias e propostas de Tsunessaburo Makiguti. trad. Eliane Carpenter. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1994.

terça-feira, 19 de julho de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO "PRÓXIMA ESTAÇÃO"...

Senhoras e senhores espero que estejam desfrutando de uma excelente saúde!
Dizem que todo homem deve fazer três coisas antes de morrer: plantar uma árvore, escrever um livro e ter filhos.
Destas duas parcialmente fiz. Ainda não plantei a árvore.
Convido a todas e a todos para o evento de lançamento do livro "Próxima Estação" publicado pela Editora Andross que acontecerá dia 06 de agosto de 2011, das 15h00 às 18h00 no China Trade Center que fica na Av. Pamplona, 518. Conto com a presença.
Trata-se de uma antologia de contos que tem um de minha autoria. Está bem bacana. Vale a pena conferir todos os contos!
Este é o primeiro de muitos, pois, pretendo dar continuidade no mundo das letras.
Abraços a todas e a todos!
É isso ai!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SISTEMA PEDAGÓGICO DE CRIAÇÃO DE VALOR...

Já tem um tempo venho ministrando cursos de extensão durante as férias em minha "alma mater" - Universidade Guarulhos/UnG.
Os cursos eram voltados para a área de educação e empresarial. Dessa vez resolvi mudar e então estarão sendo cursos de justiça e cidadania, bem como educação também.
É com grande satisfação que falarei sobre um grande pedagogo japonês, Tsunessaburo Makiguti, que nasceu no dia 06 de junho de 1871. Com 3 anos foi abandonado pelo pai, e quase perdeu a vida quando sua mãe decidiu pelo sucídio por causa dos sofrimentos. Adotado pelo tio deu continuidade nos estudos.
Em um de seus livros intitulado Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema pedagógico de criação de valor) Makiguti indaga: "Qual é afinal o objetivo da educação nacional? Em vez de ficar inventando interpretações teóricas complexas, é melhor começar olhando para a adorável criança sentada em seu colo e perguntar a si mesmo: o que posso fazer para garantir que esta criança desfrute a vida mais feliz possível?"
O foco de Makiguti nunca foi o Estado, mas sempre as pessoas, cada ser humano. Conforme é evidente em seus textos, Makiguti tinha conhecimento das ideias de Dewey e valeu-se delas em seus esforços para reformar o sistema educacional japonês.
O tema do curso será "Tsunessaburo Makiguti e John Dewey: uma relação a ser estudada" e acontecerá dia 23 de julho no campus Itaquá, das 08h00 às 17h00. Para participar basta se cadastrar no site www.ung.br e pagar a taxa de R$10,00.
O outro curso intitulado "Por um mundo digno de todos: proposta de paz de Daisaku Ikeda" acontecerá dia 30 de julho, também no campus Itaquá, das 08h00 às 17h00.
Por enquanto é isso!
Conto com a presença e divulgação de todos.
Um forte e firme abraço!

sábado, 21 de maio de 2011

QUE ATIRE A GRAMÁTICA QUEM NUNCA USOU UM DICIONÁRIO...

Semana de polêmicas em questão à gramática da nossa língua portuguesa. Quanta condenação... Que atire a gramática quem nunca usou um dicionário!
Como professor de português não poderia ficar de fora deixando de tecer comentários.
Conforme Bagno (2003, p. 9) "o preconceito linguístico está ligado, em boa medida, à confusão que foi criada, no curso da história, entre língua e gramática normativa". E ainda diz que a nossa tarefa, como professores, é desfazer essa confusão.
De acordo com o linguísta diariamente o preconceito aos falantes é alimentado em programas de televisão, de rádio, em colunas de jornais, revistas, livros, e em manuais que querem de qualquer forma ensinar o que é certo e o que é errado. E olha que, se fossar, encontraremos muitos "erros" ai.
Temos também Luft (2001, p. 16) dizendo que "todas as regras que não contribuem para a eficiência comunicativa, as que embaraçam e atravancam a comunicação, que dão ao aluno a ideia de que "aula de Português é uma chateação", não serve para nada". Ou seja, escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo.
E, por último, vale citar Bechara (2001, p. 29) dizendo que "geralmente se ouve que a língua é imposta ao homem. Trata-se de uma obrigação aceita livremente, e não de uma imposição. Este é o significado original da palavra latina obligatio. A língua não é "imposta" ao homem; este dispõe dela para manifestar sua liberdade expressiva".
Como bem disse Oswald de Andrade em seu poema Pronominais:


Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro

É isso ai!

BAGNO, Marcos. Preconceitos linguístico. 27ª ed. São Paulo: Loyola, 2003.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna. São Paulo: Ática, 2001.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CORAGEM... A MESMA FORÇA DE UM LEÃO...

6 de Maio é o 126º dia do ano. Faltam 239 dias para acabar o ano.

6 de maio: Uma simples planta pode produzir lindas flores e agradar o coração das pessoas. Da mesma forma, o ser humano também deve servir de alguma forma para o bem das pessoas”. (365 Dias – Frases para Mulheres. Pág. 61)

Hoje é considerado o Dia Nacional da Matemática (ou dia do Matemático) conforme Lei aprovada pelo Congresso Nacional em 06 de maio de 2004. Parabéns a todos os nossos queridos matemáticos, e logicamente matemáticas – viva as mulheres!
Dia 6 de maio também é o Dia da Coragem – do Latim coraticum, derivado de cor, “coração”. Isso porque, em épocas remotas, este órgão era considerado a sede da coragem, além da inteligência. Então, “coração” e “coragem” são palavras que estão relacionadas.
Um sábio japonês (Nitiren Daishonin) que viveu no século XIII escreveu: “Cada um de vocês deve reunir a coragem de um rei leão e jamais sucumbir ante as ameaças de ninguém. O rei leão não teme nenhum outro animal, tampouco seus filhotes”.
Qual é a essência do rei leão? Numa palavra, é a coragem. A coragem não se encontra fora de nós, mas dentro. Tampouco é algo que somente as pessoas especiais possuem. Todos a têm. Porém, são muitas as pessoas que deixam esse tesouro inextinguível fechado dentro de si e passam a vida perdidas sem rumo num mar de covardia, timidez e ilusão. Que desperdício terrível! Devemos “reunir” a coragem, assim como pede Daishonin, e acabar com a covardia.
Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com medo, faz o que tem a fazer. Platão correlaciona coragem a razão e dor.
É isso ai!

fontes:
IKEDA, Daisaku. 365 dias: frases para mulheres. [trad. Getulino Kiyoshi Nakajima]. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2008.
Brasil Seikyo, Edição no 1.840, 22 de abril de 2006, pág. A8.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coragem - Acesso em 06 de maio de 2011.
http://pt.wikipedia.org/wiki/6_de_maio - Acesso em 06 de maio de 2011.
http://origemdapalavra.com.br/palavras/coragem/ - Acesso em 06 de maio de 2011.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

LÍNGUA PORTUGUESA... INCULTA E BELA...

Dia 5 de Maio é o 125º dia do ano. Faltam 240 dias para acabar o ano.

5 de maio: “Qualquer criança possui sua própria missão e alguma habilidade. O melhor nutriente para despertar a habilidade é acreditar na criança. Há aquela em que se percebe a habilidade até precocemente e outra que demora mais. Mas, em ambos os casos, elas conseguem crescer rapidamente em sua habilidade. Por isso, seja despertando cedo ou tarde, incentive-a calorosa e pacientemente sempre acreditando nela e no crescimento de sua habilidade inata”. (365 Dias – Frases para Mulheres – pág. 61)

Hoje, dia 5 de maio, é considerado como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, promovido pela CPLP e celebrado em todo o espaço lusófono.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários.
A CPLP é formada por oito Estados soberanos cuja língua oficial, ou uma delas, é a língua portuguesa. Eles estão espalhados por todos os cinco continentes habitados da Terra, uma vez que há um na América, um na Europa, cinco na África e um transcontinental entre a Ásia e a Oceania. São eles: a República de Angola, a República Federativa do Brasil, a República de Cabo Verde, a República da Guiné-Bissau, a República de Moçambique, a República Portuguesa, a República Democrática de São Tomé e Príncipe e a República Democrática de Timor-Leste.
A língua portuguesa é uma língua românica flexiva que se originou no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há cerca de dois mil anos.
Com mais de 240 milhões de falantes é a quinta língua mais falada no mundo. Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente. Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 360 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Existem algumas curiosidades que valem ser citadas como:
·         A língua portuguesa é o único idioma românico em que existe mesóclise.
·         O termo "saudade" advém da conjunção de solidão e saudar, onde quem sofre é quem fica a esperar o retorno de quem partiu e não o indivíduo que partiu, o qual nutre nostalgia. A gênese do vocábulo está diretamente ligada à tradição marítima lusitana.
·         A palavra "saudade" só existe na língua portuguesa ou em derivados dela, como o caso do galego e do crioulo de base portuguesa, existindo também em esperanto, por adição à língua. Existem, no entanto palavras similares, contendo significados semelhantes, embora não abarquem toda a extensão do significado da palavra "saudade", é o caso da palavra polaca tęsknota e da palavra romena "dor". Em catalão existe a palavra enyorança, substantivo abstrato de significado semelhante. Com relação ao inglês, embora não haja um substantivo totalmente equivalente a saudade, usa-se o verbo to miss, por exemplo, na frase I miss you, como: "Sinto a sua falta", relacionando a sensação de falta à perda, além de expressões como longing e homesick. O francês e o italiano usam cognatos de mancar para designar sentimentos semelhantes.

Para celebrar esta data gostaria de deixar aqui o poema “Língua Portuguesa” do poeta parnasiano, que é um dos fundadores da ABL – Academia Brasileira de Letras. É também autor do Hino Nacional à Bandeira.

Língua portuguesa
Olavo Bilac

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

É isso ai!

Fontes:
IKEDA, Daisaku. 365 dias: frases para mulheres [trad. Getulino Kiyoshi Nakajima]. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2008.
http://pt.wikipedia.org/wiki/CPLP - Acesso em 4 de maio de 2011.
http://pt.wikipedia.org/wiki/5_de_maio - Acesso em 4 de maio de 2011.
http://www.jornaldepoesia.jor.br/bilac.html#bio – Acesso em 4 de maio de 2011.