REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







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Prof. Marcos Roberto

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sábado, 27 de agosto de 2011

TEORIA DA CRIAÇÃO DE VALOR...


Boa tarde!

Neste final de semana o colégio Filomena Matarazzo realizou sua segunda edição de gincanas e palestras que envolveram todos os professores, coordenadoras, funcionários e alunos. Dessa forma gostaria de congratular e agradecer pela oportunidade que me foi dada por fazer parte desta equipe. É realmente gratificante ver o entusiasmo de nossos jovens alunos. Nada me deixa mais feliz do que isto! Na verdade vivo para isto. Muito obrigado!
Aquele suor dos jovens para mim parecia ser de um brilho dourado. Que nobre cena!
Com emoção via a dedicação e seriedade dos alunos para cumprirem as tarefas que culminou com pleno êxito e de forma agradável. Parabéns mais uma vez a todas e a todos!
Vale comentar que é possível que dentre esses jovens alunos possa surgir o próximo presidente da República, ou grandes destaques na sociedade. Precisamos acreditar nisso. Esse é nosso papel como educadores. A criação de valores humanos é o que nos motiva no dia a dia. Senhores, pensem nisso.
Gostaria de aproveitar e citar um comentário feito pelo então educador e pedagogo japonês Tsunessaburo Makiguti que via na educação, mais especificamente no espaço escolar como o local onde deve ser praticada aulas com prazer, local onde os alunos se sintam bem, se sinta na verdade felizes. Em parte ele diz:
"A avaliação moral não se limita às ações humanas de vontade pessoal, como se pensa, nem a avaliação econômica a preocupações monetárias, e nem mesmo a avaliação estética a peças de arte. Avaliadores com perspectivas diversas devido a diferenças relativas à posição social, educação e outras circunstâncias culturais, podem julgar a conduta de alguém, por exemplo, como objeto de estética ou de crítica moral. O comportamento grosseiro de um bêbado é observado com algum divertimento pelos passantes. As crianças podem caçoar dele, pois, para elas, não passa de uma pessoa engraçada. No entanto, pessoas de caráter, que considerem um dever cívico preservar a moral pública, não se contentarão em zombar dele ou ridicularizá-lo, mas se sentirão na obrigação de admoestar o bêbado, para que reflita sobre sua condição moral repreensível. Os amigos e parentes, pessoas íntimas, certamente julgarão suas ações de modo ainda mais severo. E no final, se o infortúnio os acabrunhar a ponto de ferir o amor próprio, o julgarão em termos do dano individual e se esforçarão em modificar seu comportamento. Da mesma forma, uma briga entre marido e mulher, para a família, não é uma situação de simples observação sem participação emocional, que dirá para aqueles diretamente envolvidos. Todavia, um observador de fora percebe a situação pelo ângulo da estética, como um fenômeno curioso como outro qualquer; ou seja, como um assunto de interesse passageiro. Portanto, apesar de os valores morais, estéticos e econômicos diferirem, essa diversidade não está nos objetos, mas nas reações dos sujeitos da avaliação." (1994, p. 95)
A dignidade humana origina-se da criação de valores humanos! A educação pode fazer muito pelo cumprimento deste compromisso básico do homem.
Por último gostaria de compartilhar com vocês esses versos que fiz no dia 25 de agosto último:

De tanto se envolver com máquinas
Máquina se tornou seu coração;
E conforme a aceleração do dia
É dessa forma sua humanização.

Não sois máquina, homem é o que sois!
Sábias palavras ditas por Chaplin
Que com máquina o homem comparou.

Mais uma vez gostaria de agradecer a todas e a todos pela oportunidade que tive nesta semana, foi simplesmente ótimo. Muito obrigado!

Bibliografia:
MAKIGUTI, Tsunessaburo. Educação para uma vida criativa: ideias e propostas de Tsunessaburo Makiguti. trad. Eliane Carpenter. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1994.

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