REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

quarta-feira, 24 de março de 2010

O DIABO VIVE DENTRO DO HOMEM


Como o coração do ser humano está "preto", manchado, medonho. Cada vez mais fico horrorizado com suas atitudes perante outro ser humano.
De acordo com o sábio japonês Nitiren Daishonin que viveu em meados do século XIII o que importa é o coração do ser humano. Em parte ele diz "se a mente da pessoa é impura assim será sua terra". Outra "o inferno está no coração da pessoa que insulta seus pais, ou mata sua mãe" e comenta também dizendo que "não há duas terras ao mesmo tempo - pura e impura". Ou seja, não adianta procurar o céu ou inferno do lado de fora do coração (mente) das pessoas, eles estão em seus pensamentos, palavras e ações.
Veja como isto é verdade sendo comentado por João Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas: "...o diabo vige dentro do homem...", "Solto, por si, cidadão, é que não tem diabo nenhum".
Mais para frente Guimarães Rosa é incrível ao escrever "...pois, num chão, e com igual formato de ramos e folhas, não dá a mandioca mansa, que se come comum, e a mandioca-brava, que mata? Agora, o senhor já viu uma estranhez? A mandioca doce pode de repente virar azangada - motivos não sei; às vezes se diz que é por replantada no terreno sempre, com mudas seguidas, de manaíbulas - vai em amargando, de tanto em tanto, de si mesma toma peçonhas. E, ora veja: a outra, a mandioca-brava, também é que às vezes pode ficar mansa, a esmo, de se comer sem nenhum mal."
Na parte final deste comentário Guimarães Rosa nos diz que o comportamento humano pode sem ser modificado. Por isso acredito na teoria da "Revolução Humana" apresentada por Daisaku Ikeda.
E por último lembro as palavras de Rousseau que diz "o homem nasce bom, a sociedade que o corrompe".
É isso ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário