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Federal de São Paulo - UNIFESP
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Resumo
Neste artigo está sendo apresentado Daisaku Ikeda,
líder religioso, praticante ativo do budismo Nitiren, sábio japonês que viveu
no século XIII. Lutador incansável dos Direitos Humanos, bem como da abolição
das armas nucleares, Ikeda herda o espírito de seu mestre, Jossei Toda (1900 –
1958), o qual, após se tornar segundo presidente da Soka Gakkai (1951), lança
como meta “acabar com a miséria da face da Terra”. Ikeda defende a teoria da
Revolução Humana, ou mudança interior, acreditando assim que para produzir os
indivíduos e uma sociedade na qual o altruísmo seja o espírito dominante, seja
necessária uma revolução interior na vida de cada pessoa. Em muitos de seus
escritos é apontado que a tendência moderna é a de os agregados de seres
humanos se voltarem para a insensatez, à ignorância de seus direitos, e a busca
irresponsável do prazer. Publicou diálogo com personalidades mundiais
abrangendo temas diversos, Direitos Humanos, Religião, Sociedade, Filosofia,
Astronomia, entre outros. Neste artigo inicialmente é apresentado o diálogo
entre Austregésilo de Athayde, presidente da Academia Brasileira de Letras
(ABL) e Daisaku Ikeda, filósofo e poeta. Os tópicos constantes do diálogo
constituem questões de interesse pessoal de seus participantes, no caso
Direitos Humanos. Assunto este discutido pelos seres humanos desde os remotos
tempos. Daisaku Ikeda é um homem do extremo oriente; Austregésilo de Athayde
representa o mundo ocidental. Quando do encontro entre ambos Athayde manifestou
ter esperado sua vida toda por este encontro.
Palavras-chave:
Direitos
Humanos – Paz – Revolução Humana
Abstract
This article is
being presented Daisaku Ikeda, religious leader, active practitioner of
Buddhism Nichiren, Japanese sage who lived in the thirteenth century in Japan
tireless fighter for Human Rights as well as the abolition of nuclear weapons,
Ikeda inherits the spirit of his master, Josei Toda (1900 - 1958), who, after
becoming the second president of the Soka Gakkai (1951), cast as a goal
"to end the misery on earth." Ikeda advocates the theory of Human
Revolution, or inner change, believing so to produce individuals and a society
in which altruism is the dominant spirit, inner revolution is needed in the
life of every person. In many of his writings is pointed out that the modern
trend is to the aggregate of human beings turn to folly, ignorance of their
rights, and the reckless pursuit of pleasure. Published dialogue with world
figures covering various topics, Human Rights, Religion, Society, Philosophy,
Astronomy, among others. This paper initially presents the dialogue between
Austregésilo de Athayde, president of the Brazilian Academy of Letters (BAL)
and Daisaku Ikeda, philosopher and poet. The topics contained in the dialogue
are issues of personal interest of its participants, in the case of Human
Rights. This issue discussed by humans since ancient times. Daisaku Ikeda is a
man from the far east; Austregésilo de Athayde represents the western world.
When the meeting between both expressed Athayde have expected his lifetime for
this meeting.
Keywords: Human Rights - Peace - Human Revolution
Resumen
En este artículo se presenta Daisaku Ikeda, líder
religioso, practicante activo del budismo de Nichiren, sabio japonés que vivió
en el siglo XIII en Japón incansable luchador por los Derechos Humanos, así
como la abolición de las armas nucleares, Ikeda hereda el espíritu de su maestro,
Josei Toda (1900 - 1958), quien, tras convertirse en el segundo presidente de
la Soka Gakkai (1951), elegido como un objetivo "poner fin a la miseria en
la tierra." Ikeda aboga por la teoría de la revolución humana o cambio
interior, creyendo así que para producir individuos y una sociedad en la que el
altruismo es el espíritu dominante, es necesaria revolución interna en la vida
de cada persona. En muchos de sus escritos se señaló que la tendencia moderna
es el conjunto de los seres humanos a su vez a la locura, la ignorancia de sus
derechos y la búsqueda temeraria de placer. Publicado diálogos con figuras
mundiales que abarcan diversos temas, Derechos Humanos, Religión, Sociedad,
Filosofía, Astronomía, entre otros. Este trabajo presenta inicialmente el
diálogo entre Austregésilo de Athayde, presidente de la Academia Brasileña de
Letras (ABL) y Daisaku Ikeda, filósofo y poeta. Los temas contenidos en el
diálogo son los temas de interés personal de sus participantes, en el caso de
los Derechos Humanos. Este tema discutido por los seres humanos desde tiempos
remotos. Daisaku Ikeda es un hombre del lejano oriente; Austregésilo de Athayde
representa el mundo occidental. Cuando el encuentro entre ambos Athayde
expresado haber esperado toda su vida para esta reunión.
Palabras
clave: Derechos Humanos - Paz - Revolución Humana
“Ambos almejamos, com toda a força
dos nossos corações e mentes, que o dia de amanhã seja o da igualdade entre
todos os homens e mulheres, sem distinção de qualquer natureza. Um amanhã em
que possam desfrutar dessa igualdade sem receios, livres dos preconceitos,
podendo alcançar a felicidade pessoal num mundo em que todos os credos com seus
cultos sejam respeitados e as liberdades básicas asseguradas nos princípios
básicos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
(Austregésilo de
Athayde)
Encontro de Gigantes
Sendo iniciado por “ambos” no fragmento citado acima
se refere a duas personalidades importantes no assunto Direitos Humanos.
Austregésilo de Athayde e Daisaku Ikeda. Ele, brasileiro, jornalista, presidiu
a Academia Brasileira de Letras até sua morte em 1993, o outro, japonês,
filósofo, economista, budista e Presidente da Soka Gakkai Internacional - SGI,
esta uma das maiores organizações não governamentais das Nações Unidas, com
mais de 13 milhões de associados em 192 países e territórios.
Além destes atributos podemos citar outros
reconhecidos à Ikeda que são “poeta laureado” e “escritor”, com obras
traduzidas para mais de vinte línguas. Ikeda ocupa a cadeira de número 14 da
Academia Brasileira de Letras.
Entre seus esforços para corresponder com as Nações
Unidas está o de apresentar anualmente, no dia 26 de janeiro, aniversário de
fundação da SGI, sua Proposta de Paz. É comum se direcionar a SGI dizendo que
esta é a fortaleza da paz e dos Direitos Humanos e que é um jardim de flores
para a revitalização das pessoas.
É combatente feroz das armas nucleares. Almeja que
as armas nucleares não sejam utilizadas em ataques reais, e que os processos de
sua produção, testes e armazenamento afetam gravemente a vida dos seres humanos
e do meio ambiente.
Em sua Proposta de Paz apresentada em 2012 Ikeda
comenta
“A luta pela paz, assim como pelos direitos humanos
e pela humanidade, não é aquela em que, atingido o pico da montanha, o objetivo
final é conquistado. Pelo contrário, é um trabalho que gera um fluxo
ininterrupto e imparável de comprometimentos interligados e que passa de uma
geração a outra. Esta é a convicção que sustenta nossos esforços para ajudar a
construir um futuro melhor para todos”. (IKEDA, 2012, p. 21)
Como um admirador dos esforços e empenho de Daisaku
Ikeda por difundir um mundo de paz Athayde (2000, p. 59) tece os seguintes
comentários sobre este nobre pensador oriental incluindo-o entre alguns
próceres do humanismo:
“Certos homens merecem, por excelência, o destaque
que indica a corrente perpétua dos que lutaram pelos direitos humanos: Nelson
Mandela, Mahatma Gandhi e Martin Luther King. São pessoas a seguir como
exemplos de devotamento e coragem, que assumiram historicamente a
responsabilidade da luta pelos direitos humanos. A eles quero acrescentar o
nome de Daisaku Ikeda”. (ATHAYDE, 2000, p. 59-60)
Em questão a este reconhecimento à pessoa da Daisaku
Ikeda, que comumente recebe várias homenagens ao redor do mundo, nos remete aos
comentários de Hannah Arendt (2008, p. 10) quando diz:
“a homenagem não só nos lembra enfaticamente a
gratidão que devemos ao mundo; também nos obriga a isso num grau altíssimo.
Visto sempre podermos recusar a homenagem, ao aceitá-la não só fortalecemos em
nossa posição no mundo, como também aceitamos uma espécie de compromisso em
relação a ele”. (ARENDT,
2008, p. 10)
Ao que Ikeda diz que está disposto a esforçar-se
ainda mais para poder corresponder às expectativas. Diz ainda que não se pode
ser feliz e se sentir seguro individualmente, ignorando a miséria e as ameaças
que afligem os outros.
Vale aqui citar reconhecimento atribuído à Daisaku
Ikeda pelo grande poeta brasileiro Thiago de Mello (2001) que em partes diz que
“com Daisaku Ikeda aprendi que a cidadania mundial, o espírito de tolerância e
o respeito aos direitos humanos são a base da religião que há de mudar o mundo
– a religião que construirá a vida do novo milênio. Porque ele nos ensina que
só vale a pena trabalhar pelo sonho que cabe dentro da vida”. (MELLO, 2001, p.
6)
A Evolução dos Direitos
Fundamentais do Homem
Sendo aprovada como primeira resolução pela
Assembleia Geral das Nações Unidas, a proteção dos Direitos Humanos é o
principal objetivo da Organização das Nações Unidas – ONU.
No livro Direitos Humanos no Século XXI, publicado
no Brasil em 2000, trata-se de diálogo travado entre esses dois pensadores. Na
apresentação Ikeda se refere a Athayde como “gigante na América do Sul” e Athayde
dirige-se a Ikeda como “um profeta de alta inspiração de nossa atualidade”.
Diz ainda que
“Em nossos dias, Daisaku Ikeda é, sem dúvida, sem
nenhuma intenção lisonjeira, um herdeiro de Aristóteles – o primeiro dos
filósofos que deixou o plano do idealismo e passou a encarar os problemas com
uma visão prática dos fenômenos naturais como se verifica em toda a sua grande
obra”. (ATHAYDE,
2000, p. 17)
Referente à máxima do diálogo Vieira (2008, p. 142)
resgata a importância dizendo que “já na Antiguidade clássica, nas bases
estruturais do pensamento ocidental, Sócrates centrava a busca do conhecimento
pelos diálogos, cuja matéria prima era o ato de perguntar”.
Em 1948, Austregésilo de Athayde participou, por
ocasião da III Assembleia da Organização das Nações Unidas, da promulgação da
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sendo um dos delegados representantes
do Brasil, Athayde colaborou ativamente da elaboração e da defesa desses
direitos.
Por mais que sejamos pessimistas na evolução dos
direitos fundamentais do homem, no diálogo travado entre esses dois gigantes é
possível resgatar e resguardar uma majestosa condição de desenvolvimento,
conforme podemos comprovar nas palavras “o ser humano caminhou para a igualdade
combatendo a discriminação, aboliu a escravidão para conquistar a liberdade e
está transformando o ódio em benevolência para finalmente abrir as portas para
uma mudança”. (ATHAYDE, 2000, p. 11).
Em se tratando de Brasil, de fato, há muito a ser
feito em defesa dos necessitados, quando o assunto são Direitos Humanos. Em
1986, a UNESCO edita a Declaração de Sevilha sobre a violência para refutar a
ideia de que a violência humana é determinada biologicamente, desmente as
visões de que os seres humanos teriam herdado a tendência para o comportamento
violento, e que alguns diziam ser genético. Tema este tratado também por Ikeda
(2013) em sua Proposta de Paz.
Esta situação está evidente no apontamento feito por
Darcy Ribeiro (1995, p. 24) ao dizer que:
“Nesse plano, as relações de classes chegam a ser
tão infranqueáveis que obliteram toda comunicação propriamente humana entre a
massa do povo e a minoria privilegiada, que vê e a ignora, a trata e a
maltrata, a explora e a deplora, como se esta fosse uma conduta natural”. (RIBEIRO, 1995,
p. 24)
Em reconhecimento do resultado negativo que esta
situação possa trazer ainda Darcy Ribeiro (1995, p. 25) afirma que “nessas
condições de distanciamento social, a amargura provocada pela exacerbação do
preconceito classista e pela consciência emergente da injustiça bem pode
eclodir, amanhã, em convulsões anárquicas que conflagrem toda a sociedade”.
Aqui vale relembrar comentário feito por Lynn Hunt
(2009, p. 17) que é autorreflexivo em questão da compreensão quanto à
importância dos Direitos Humanos, como segue:
“Não devemos esquecer as restrições impostas aos
direitos pelos homens do século XVIII, mas parar por aí, dando palmadinhas nas
costas pelo nosso próprio “avanço” comparativo, é não compreender o principal.
Como é que esses homens, vivendo em sociedades construídas sobre a escravidão,
a subordinação e a subserviência aparentemente natural, chegaram a imaginar
homens nada parecidos com eles, e em alguns casos também mulheres, como iguais?
Como é que a igualdade de direitos se tornou uma verdade “autoevidente” em
lugares tão improváveis? É espantoso que homens como Jefferson, um senhor de
escravos, e Lafayette, um aristocrata, pudessem falar dessa forma dos direitos
autoevidentes e inalienáveis de todos os homens. Se pudéssemos compreender como
isso veio a acontecer, compreenderíamos melhor o que os direitos humanos
significam para nós hoje em dia”. (HUNT, 2009, p. 17)
Em introdução de A Afirmação Histórica dos Direitos
Humanos, Comparato (2013, pg. 13) resgata de forma espetacular a história dos
Direitos Humanos dizendo:
“a revelação de que todos os seres humanos, apesar
das inúmeras diferenças biológicas e culturais que os distinguem entre si,
merecem igual respeito, como únicos entes do mundo capazes de amar, descobrir a
verdade e criar a beleza. É o reconhecimento universal de que, em razão dessa radical
igualdade, ninguém – nenhum indivíduo, gênero, etnia, classe social, grupo
religioso ou nação – pode afirmar-se superior aos demais”. (COMPARATO,
2013, p. 13)
Sendo um budista, Ikeda estimula a evolução da
Humanidade e a criação de uma sociedade voltada para os Direitos Humanos, o que
concorda também com as palavras de Comparato (2013, p. 16) quando diz que “a
justificativa científica da dignidade humana sobrevejo com a descoberta do
processo de evolução dos seres vivos”.
Como um pacifista Ikeda defende que a Declaração
Universal dos Direitos Humanos não seja considerada como um conto de fadas.
Para ele os Direitos Humanos são um tema básico que merece prioridade em tudo.
Afirma que sem esses direitos não há como criar a paz nem estabelecer a felicidade.
Dessa forma “é possível que o conceito de Direitos Humanos, que é a convicção
da humanidade dotada de valor universal, venha a tornar-se o foco das
atenções”. (IKEDA, 2010, p. 266)
A Revolução Humana
Para Ikeda a chave para a paz mundial está na mente
humana. Muda-se o coração e a realidade exterior acompanha essa mudança. A
teoria que defende é a da “Revolução Humana”. Conforme o líder da Soka Gakkai
Internacional a Revolução Humana de cada indivíduo é um magnífico esforço para
transformar o destino da humanidade. Ou seja, o ponto primordial da paz
encontra-se no próprio ser humano.
Ainda citando Ikeda (1981, p. 191), quanto à
importância da mudança interior, ou Revolução Humana de cada um, é afirmado que
em questão da crise existente na sociedade se justifica da seguinte forma:
“... a crise da civilização contemporânea inicia-se
bem no fundo de cada um de nós. Pode-se citar todos os tipos de razões
políticas e sociais para o desenvolvimento de movimentos extremistas –
fascismo, por exemplo – mas, na análise final, o fascismo é uma manifestação de
desejos não reprimidos que é o demônio na vida das pessoas que são controladas
pelo ego e pelo orgulho”. (IKEDA, 1981, p. 191)
Isto faz-nos entender que “seres humanos somente
poderão mudar quando vencerem sua escuridão interior e resgatarem a dignidade
eterna que possuem na própria vida”. (IKEDA, 2009, p. 23) O desbravar do
ilimitado “poder da vida” inerente aos seres humanos transformará o “século de
guerras” em “século de paz” – eis a “Revolução Humana”.
Em outro diálogo publicado entre Ikeda e Arnold
Toynbee (1889 – 1975), famoso historiador britânico, intitulado de Escolha a
Vida, em concordância entre ambos, Ikeda (1995) diz que “o coração humano,
porém, invariavelmente abriga o ganancioso desejo de estabilizar e expandir os
direitos e privilégios individuais, mesmo que a expensas dos seus semelhantes”.
(IKEDA, 1995, p. 208)
Assim, Ikeda (1995, p. 212) ressalta que,
melancolicamente, devemos admitir que é uma característica muito humana ser
extremamente sensível à própria dor e sobremodo insensível à dor alheia.
Concordando Toynbee (1995, p. 217) comenta que “o autodomínio é o único caminho
para a felicidade, seja do indivíduo, seja de toda a humanidade”.
A filosofia da Revolução Humana defendida por Ikeda
tem o significado traduzido em elevar o estado de vida, fazer a mudança
interior. Sem a Revolução Humana, por mais que alguém acumule conquistas, seja
na saúde, no amor ou no plano financeiro, continua o mesmo. “A mudança
individual transforma o lar, a comunidade, a sociedade, o curso da história e o
próprio mundo”. (IKEDA, 2013, p. 33)
Diz ainda que Revolução Humana não é virar um
super-homem, é tornar-se um ser humano melhor, e complementa dizendo “o mundo
jamais vai melhorar enquanto as pessoas – que são a força propulsora e o ímpeto
de todos os empreendimentos – forem egoístas e insensíveis”. (IKEDA, 2013, p.
33)
Outra figura importante no mundo da astronomia que
travou diálogo com Ikeda foi Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (2009) que em
parte tece comentário pertinente à teoria da Revolução Humana da seguinte
forma: “A Revolução Humana de um único indivíduo promoverá a mudança na sua
família, na sociedade em que vive e até no mundo inteiro. Partilho totalmente,
ou melhor, comungo de modo ímpar com essa ideia”. (MOURÃO, 2009, p. 123)
A teoria da Revolução Humana contraria o dito
popular que diz que “pau que nasce torto, morre torto”. Para maior entendimento
vale citar trecho do romance Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa
(2006), onde no início é descrito uma situação, pela personagem principal,
relatando a transformação da “mandioca mansa” e da “mandioca brava” que ilustra
perfeitamente o significado da Revolução Humana:
“... pois, num chão, e com igual formato de ramos e
folhas, não dá a mandioca mansa, que se come comum, e a mandioca-brava, que
mata? Agora, o senhor já viu um estranhez? A mandioca doce pode de repente
virar azangada – motivos não sei; às vezes se diz que é por replantada no
terreno sempre, com mudas seguidas, de manaíbas – vai em amargando, de tanto em
tanto, de si mesma toma peçonhas. E, ora veja: a outra, a mandioca-brava,
também é que às vezes pode ficar mansa, a esmo, de se comer sem nenhum mal”. (ROSA, 2006, p.
11)
Em meio a seus escritos Ikeda ficou conhecido por
sua célebre frase que diz: “Seja como for, a grandiosa Revolução Humana de uma
única pessoa impulsionará a mudança total do destino de um país, além disto,
será capaz de transformar o destino de toda a humanidade”. (IKEDA, 2012, p. 34)
Assim, o caminho da Revolução Humana encontra-se no ato de aprimorar-se a si
próprio hoje mais do que ontem, amanhã mais do que hoje.
Luta contra a Discriminação
Para combater a injusta discriminação é necessário
mudar o coração das pessoas. E para isto é importante uma reforma na vida dos
seres humanos para transformar seu egoísmo que legitima o domínio sobre os
outros, em humanismo pela coexistência pacífica. Ou seja, conforme defende
Ikeda (1994, p. 116), não há outra solução a não ser por meio da Revolução
Humana.
Defendendo o humanismo aplicado no Budismo Ikeda
(2013, p. 36) comenta:
“O Budismo defende a dignidade da vida e revela a
grandeza cósmica do ser humano. Não é uma religião de cerimônias, de práticas
religiosas afastadas da realidade social. Também não se limita a oferecer
explicações teóricas. Vai muito além. Estimula e dá meios concretos para cada
pessoa, da forma como é, transformar a própria vida neste momento. O Budismo é
a “religião da revolução humana”. (IKEDA, 2013, p. 36)
Combatendo a descriminação Ikeda (2000, p. 58) se
utiliza de princípios budistas para analisar a profundeza em que predomina o
apego ao ego que é chamado de consciência mano.
Que nada mais é do que a coexistência dos quatro desejos mundanos que são:
ignorância, preconceito, arrogância e amor-próprio.
Mais detalhadamente Ikeda (2000, p. 58) expõe estes
princípios da seguinte forma:
“A ignorância refere-se à condição em que uma pessoa
se fecha no pequeno mundo do seu ego perdendo completamente o sentido de
relacionar-se francamente com outras pessoas abrindo o seu coração.
O preconceito é ter a ilusão de que esse ego fechado
no seu pequeno mundo é propriamente o verdadeiro eu, e permanece apegado a
ideias distorcidas, além de comparar a si próprio com os outros.
A arrogância é, mediante essa comparação, incorrer
no sentimento de que é superior, igual ou não tão inferior aos outros. A
arrogância sempre se caracteriza pela inveja e ambição de poder, domínio e
riqueza, e leva as pessoas a perder o conceito de justiça e a cometer erros.
O amor-próprio é o apego encoberto por esses desejos
mundanos. O amor aqui referido é a avidez pelo amor, é o amor-desejo, e indica
todas as espécies de ambições miseráveis empregadas para a proteção de um ego
menor”. (IKEDA, 2000, p.
58)
Assim, é afirmado no Budismo que o sentimento de
discriminação de raça, etnia, cultura e religião surgem desses quatro desejos
mundanos. Ainda diz que o Budismo explica que a “escuridão fundamental da vida”
é a origem primária desses impulsos negativos, como ira, avareza e estupidez,
raízes venenosas da guerra e de outras calamidades.
Em questão a filosofia oriental Athayde (2000, p.
59) reconhece a importância do Budismo ao dizer “o Budismo se baseia, sem ser
cerceado por nada, em um princípio comum a todos os homens – a justiça”. É perceptível
o interesse a remoção de injustiças evidentes no mundo.
De acordo com esta questão Ikeda (2000, p. 59) vê
“na sabedoria do Budismo uma grande possibilidade de evitar os conflitos que
encobrem o nosso mundo motivado pela discriminação e de construir um futuro de
convivência pacífica da raça humana”.
Assim, podemos perceber a importância de se manter o
espírito de justiça e contestar o comportamento arrogante das pessoas.
Tratando-se do tema “justiça” a razão deve prevalecer, conforme comenta Sen (2011,
p. 35), Nobel em Economia, dizendo que “os requisitos de uma teoria da justiça
incluem fazer com que a razão influencie o diagnóstico da justiça e da
injustiça”.
Em Para Compreender a Ciência organizada por Andery
(2003), já no capítulo 1 é comentado sobre “Os Trabalhos” de Hesíodo, escrito
no ano VII a. C. em que aborda a concepção de Justiça da seguinte forma:
“Enquanto entre animais imperava o direito do mais
forte, assumia que entre os homens imperava o direito de justiça. Para Hesíodo,
essa era a distinção fundamental que marcava os homens e que devia ser buscada.
O direito que assegurava a justiça era de todos os homens e, associado ao
trabalho, os trazia de volta a uma ordem natural na qual era possível encontrar
uma vida satisfatória e virtuosa”. (ANDERY, 2003, p. 28)
Assim, podemos dizer que a construção de uma
sociedade real de paz e democracia, conforme Ikeda (1994, p. 28) defende, “não
é conseguida por meio do radicalismo nem com uma revolução destrutiva”, e sim
que “só pode ser concretizada pela ‘revolução da esperança’”, ou seja, pela
“revolução humana que cultiva o grande solo da vida de cada ser humano”.
Em questão a educação em direitos humanos Ikeda
(2000, p. 54) defende que é o meio para oferecer aos homens a mais perfeita
formação como seres humanos. Diz ainda que “a educação é a força básica que
constrói o futuro de cem ou duzentos anos”.
Conclusões
Neste ano em que se comemora os sessenta e cinco
anos da Declaração, é um momento oportuno para reflexões do quanto as pessoas
devem valorizar a vida, bem como a dignidade humana. Este grande líder, Daisaku
Ikeda, que herdou diretamente de seu mestre, Jossei Toda, então segundo
presidente da Soka Gakkai, promoveu
uma grande batalha que consistia em erigir a fortaleza da paz no coração das pessoas
extirpando as garras demoníacas que habitam a vida humana.
Confirmando o que Ikeda (2010) propõe só nos faz
conscientizar que a urgência, neste momento, seria uma revolução consciente de
uma humanidade que desperte conceito de Direitos Humanos em cada pessoa.
Trata-se de uma revolução dentro do coração de cada um.
Nos ajuda a resgatar a convicção de que este é o
momento para construir uma era de resplendor e glória da humanidade,
focalizando, assim, a dignidade da vida. Precisamos nos empenhar na campanha
por uma revolução interior, na qual todos participem e que contribuam com a paz
e sejam capazes de mudarem o próprio indivíduo, para melhor.
Dessa forma só temos a concordar que o conceito de
Revolução Humana, quando se atinge o âmago do ser humano, que é o sujeito da
criatividade, transforma-se, a sociedade e o meio ambiente também alcançarão
uma ampla reforma.
As violações e os abusos dos Direitos Humanos são
uma trágica realidade em todos os lugares. Assim, conforme Ikeda (2013) aponta
sua Proposta de Paz “para a criação de uma sociedade que respeite a vida, o
sentimento de valor insubstituível de cada indivíduo deve desabrochar no
coração de todos”.
Aqui no Brasil, a questão dos Direitos Humanos, é um
processo contínuo que deriva já de sua descoberta. Sua dificuldade de aplicação
na sociedade vem de tempos remotos conforme podemos perceber nas palavras de
Darcy Ribeiro (1995) em O Povo Brasileiro quando diz que “subjacente à
uniformidade cultural brasileira, esconde-se uma profunda distância social,
gerada pelo tipo de estratificação que o próprio processo de formação nacional
produziu”.
Conforme as próprias palavras de Ikeda (1994) em seu
romance intitulado Nova Revolução Humana, no capítulo 1, Alvorecer, ele comenta
que “não existe nada tão sublime quanto a paz. Não há nada mais feliz do que a
paz. Paz – eis o primeiro passo fundamental no propósito do avanço da
humanidade”.
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Revistas
TERCEIRA
CIVILIZAÇÃO: Revolução Humana. São
Paulo: Brasil Seikyo, n. 523, mar. 2012. Mensal.
TERCEIRA
CIVILIZAÇÃO: A paz mundial começa na sua
mente. São Paulo: Brasil Seikyo, n. 524, abr. 2012. Mensal.
TERCEIRA
CIVILIZAÇÃO: Levantar-se só. São
Paulo: Brasil Seikyo, n. 536, abr. 2013. Mensal.
TERCEIRA
CIVILIZAÇÃO: Por uma era de paz e humanismo. São Paulo: Brasil Seikyo, n. 537,
maio 2013. Mensal. Proposta de Paz do
Presidente Ikeda: Compaixão, Sabedoria e Coragem Para A Humanidade Viver em Paz.
Jornais
JORNAL BRASIL
SEIKYO: Defendam a Justiça de mãos dadas
com as pessoas. São Paulo, 11 set. 2004.
JORNAL BRASIL
SEIKYO: Nova revolução humana. São
Paulo: Brasil Seikyo, n. 2178, 04 maio 2013. Semanal.
[1]
Mestrando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na Universidade
Federal de São Paulo – UNIFESP.
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