REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO... OU... FELIZ O ANO TODO!

Feliz Ano Novo!
Ou melhor Feliz o Ano Todo!
Em tempo.
Em minha última postagem comentei sobre os tipos de pássaros mitológicos (Fênix e o Kankutyo). Teci comentários dizendo qual diferença entre os pássaros que podemos trazer para o nosso dia a dia e refletir quanto as nossas metas e objetivos.
Neste final de semana participei de uma atividade onde o palestrante no início de suas palavras, como é costumeiro, desejou a todos feliz ano novo, e logo em seguida corrigiu-se dizendo que na verdade deveria ser "Feliz o Ano Todo!".
Faz sentido seu comentário porque devemos ser felizes não só no primeiro dia do ano, ou em alguns dias, momentos de nossas vidas, e sim durante o ano todo, todos os dias, todos os momentos, cada instante.
Conhecemos duas expressões latinas que muito bem mostram isso que são "Carpe Diem" que quer dizer "colha o dia" ou "aproveite o momento".
A outra é "Hic et nunc" e significa literalmente "aqui e agora".
No budismo aprendemos que todos os instantes devem ser aproveitados da melhor forma possível. É comum ouvirmos incentivos do tipo "viva como se este momento fosse o último de sua vida", ou "viva e sobreviva este momento a todo custo", também "o importante é o aqui e agora".´
Torna-se um erro imaginar que o "tempo" perdido poderá ser recuperado. Não existe como.
Nunca mais em nossa existência recuperaremos "este momento". Nunca mais teremos esta oportunidade de tempo. Imaginem que este momento, dia 10 de janeiro de 2011 às 20h51min33seg. nunca mais o teremos, não tem como.
Então, por isso a expressão "aproveite cada instante de sua vida como se fosse o último".
Li (não me lembro de quem) certa ocasião uma frase que dizia o seguinte "se perguntarmos a qualquer pessoa que tenha mais de setenta anos o que ela mais queria em sua vida com certeza ela responderia que seria voltar o 'tempo'". O que podemos tirar disto é que o mais triste da velhice é você olhar para trás e perceber que não viveu.
É isso ai!