REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"Ser Humano: essência da ética, da medicina e da espiritualidade" (por Daisaku Ikeda)

Fragmento do diálogo entre Dr. Daisaku Ikeda e Dr. Guy Bourgeault, extraído do livro "Ser Humano: essência da ética, da medicina e da espiritualidade" (Editora Brasil Seikyo, 2007, pp. 120 -121):

Ikeda: No outono de 1997, tive a imensa boa sorte de conhecer o dr. Linus Pauling Jr. (1925), psiquiatra em exerício no Havaí. O dr. Pauling me disse que, embora os casos de distúrbios mentais graves não estejam aumentando, um número cada vez maior de pessoas está se sentindo incapaz de se adaptar nos meios social, profissional e familiar.

Bourgeault: Nossa sociedade não facilita a integração de pessoas com distúrbios mentais. Para sermos considerados aptos na sociedade atual, para trabalhar e participar da vida social, temos de dominar conceitos abstratos e códigos complexos. Mesmo as pessoas de qualidades notáveis e habilidades diversas podem ser marginalizadas.

Ikeda: Para que a sociedade se desenvolva de maneira plena é necessário que aceitemos e façamos uso de todos os tipos de individualidades, habilidades e qualidades humanas.

Bourgeault: Com certeza. As pessoas sobre as quais falei possuem muitos talentos! Porém, as capacidades de amar, de sofrer, de sorrir e de demonstrar solidariedade são dificilmente valorizadas na sociedade pragmática de hoje, uma sociedade competitiva.

Ikeda: Sim, concordo com o senhor. O dr. Pauling e eu conversamos sobre vários aspectos da relação humana, inclusive o relacioamento de pais e filhos e de professor e aluno. Compartilhei com ele o conceito budista de quatro tipos de relacionamento pessoal chamado shi-shobo em japonês.

Bourgeault: O que isso quer dizer?

Ikeda: Refre-se às quatro maneiras de fortalecer a capacidade de realizar o bem, evitar o mal e seguir o Caminho do Meio. A primeira é a caridade, tanto material como espiritual, que alivia a angústia da outra pessoa e transmite coragem. A segunda é expressar-se com palavas gentis, ou de forma compassiva e atenciosa. A terceira é beneficiar os outros com bons pensamentos, boas palavras e boas ações, ou seja, compreender o verdadeiro sentimento dos outros. A quarta é identificar-se com as outras pessoas, o que significa agir e compartilhar pensando sempre no coletivo. Parece-me que a habilidade de se relacionar com os outros dessas quatro maneiras está se tornando cada vez mais importante na nossa sociedade altamente tecnológica e industrial. 

É isso ai!