REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

sábado, 22 de dezembro de 2012

NÃO DESPREZEM A EDUCAÇÃO...


Não desprezem a Educação
by Marcos Roberto

A educação é a causa básica para o crescimento de uma nação. Por meio da educação muitas pessoas desenvolverão a capacidade de discernir o bem do mal; sendo educadores é dever de todos, família, professores, auxiliar a preservar os tesouros da educação. Nisto se consiste os esforços para se pavimentar o caminho exato da educação.
Acreditando que a grandeza da educação encontra-se no fato de que se possa conduzir ao caminho da vida futura, de modo que todas as pessoas, sem exceção, possam seguir. Não é um caminho que somente um limitado número de pessoas possa seguir. Dedicar ativamente nossa vida a educação e trabalhar para beneficiar outros é como escalar uma íngreme montanha.
Educação é um grande movimento da humanidade no nível mais fundamental. Infelizmente grande parte dos educadores, para não se dizer todos, são controlados pelo dinheiro. Tomando as palavras de Ikeda  como base podemos dizer que o dinheiro deixa as pessoas loucas; ele possui uma natureza maligna que corrói e destrói o coração do ser humano. Ainda podemos dizer que ser controlado pelo dinheiro é algo miserável. Não podemos perder o espírito de amar a humanidade, bem como de prezar a educação. Ensinar somente assuntos econômicos produz pessoas que são espiritualmente pobres.
Permitindo que seja desprezada a educação estamos falhando em favorecer a injustiça, estamos também nos desviando de nosso caminho como seres humanos. O mundo está em busca de uma educação que sustente o humanismo e que equipare a sua supremacia ao comportamento humano. E, lembremos sempre, para o melhor ou para o pior, o mais importante são as pessoas.
A educação humanista é a chave. A base da educação humanista se encontra na determinação de amar as pessoas como se fossem seus filhos.
Não podemos deixar que menosprezem a educação; aqueles que menosprezam a educação é porque seu coração é desprezível, seu próprio interior mesquinho não lhes permite respeitar os outros.
Sábias palavras as de Ikeda  quando diz que “as escolas são na verdade locais de aprendizado, onde se formam a personalidade e o caráter. Menosprezar seu verdadeiro propósito e transformá-la em locais de portas abertas para os insultos e a violência é algo terrível. Isso nada mais é que o reflexo do estado de Animalidade”. Que palavras verdadeiras para os dias de hoje!
Nós, educadores, só conseguiremos persuadir os outros quando nós próprios formos bons exemplos. A educação consiste em sermos um modelo positivo; se, os educadores, dessem bons exemplos com certeza o país estaria bem melhor. Outro ponto que se soma a isto é mudar a si próprio primeiro e, com essa transformação, mudar o coração dos outros. Goethe disse que somente com ações positivas podemos superar o que é desagradável.
Os verdadeiros educadores consideram seus alunos como mais importantes que seus próprios filhos, que sua própria família. É crucial dedicarmos toda nossa energia à educação, que ilumina as pessoas e as tona sábias, também é o que nos diz Ikeda.
Devemos ter em mente que a educação humanista é a suprema arte e a mais sagrada das profissões. Pois, possibilita que o tesouro de nossa própria vida e da vida das outras pessoas brilhe criando ilimitado valor. E, para se atingir isto, tudo que temos a fazer é nos levantar com a cabeça erguida, com confiança e convicção.