REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SISTEMA PEDAGÓGICO DE CRIAÇÃO DE VALOR...

Já tem um tempo venho ministrando cursos de extensão durante as férias em minha "alma mater" - Universidade Guarulhos/UnG.
Os cursos eram voltados para a área de educação e empresarial. Dessa vez resolvi mudar e então estarão sendo cursos de justiça e cidadania, bem como educação também.
É com grande satisfação que falarei sobre um grande pedagogo japonês, Tsunessaburo Makiguti, que nasceu no dia 06 de junho de 1871. Com 3 anos foi abandonado pelo pai, e quase perdeu a vida quando sua mãe decidiu pelo sucídio por causa dos sofrimentos. Adotado pelo tio deu continuidade nos estudos.
Em um de seus livros intitulado Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema pedagógico de criação de valor) Makiguti indaga: "Qual é afinal o objetivo da educação nacional? Em vez de ficar inventando interpretações teóricas complexas, é melhor começar olhando para a adorável criança sentada em seu colo e perguntar a si mesmo: o que posso fazer para garantir que esta criança desfrute a vida mais feliz possível?"
O foco de Makiguti nunca foi o Estado, mas sempre as pessoas, cada ser humano. Conforme é evidente em seus textos, Makiguti tinha conhecimento das ideias de Dewey e valeu-se delas em seus esforços para reformar o sistema educacional japonês.
O tema do curso será "Tsunessaburo Makiguti e John Dewey: uma relação a ser estudada" e acontecerá dia 23 de julho no campus Itaquá, das 08h00 às 17h00. Para participar basta se cadastrar no site www.ung.br e pagar a taxa de R$10,00.
O outro curso intitulado "Por um mundo digno de todos: proposta de paz de Daisaku Ikeda" acontecerá dia 30 de julho, também no campus Itaquá, das 08h00 às 17h00.
Por enquanto é isso!
Conto com a presença e divulgação de todos.
Um forte e firme abraço!