REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PRECIOSIDADE CHAMADA VIDA

Já pararam para se perguntarem o que é a vida? Pois é!
Esta é a questão mais difícil de compreender.
Assuntos como este podemos encontrar no livro "Vida: um enigma, uma joia preciosa" de autoria também de meu mestre Daisaku Ikeda (2010).
Logo no prefácio tece comentários dizendo que inúmeros filósofos reconhecem que o problema essencial do ser humano é compreender a vida.
"Onde reside a vida humana? Essa pergunta, aparentemente simples e direta, é na verdade difícil de responder. Se perguntarmos a qualquer criança onde está seu coração ou seu cérebro, ela responderá no mesmo instante. No entanto, se lhe perguntarmos onde está a vida, ela vai parar para pensar, assim como acontece com nós adultos também."
Ainda conforme Ikeda, "se pararmos para refletir, perceberemos que a vida é realmente diversa e complexa. A vida é fotossíntese - esse processo extraordinário pelo qual as plantas absorvem a energia do sol e a utilizam para transformar a água e o dióxido de carbono em oxigênio e em compostos orgânicos. A vida é o ciclo de nitrogênio - parasitas microscópicos que extraem sua energia das raízes das plantas, fixam o nitrogênio atmosférico e convertem-no em compostos nutritivos. A vida é o desabrochar das plantas na primavera, o amadurecimento das frutas no outono, o ritmo da terra e da natureza. A vida é o canto das cigarras anunciando o fim do verão, são os pássaros migratórios rumo ao sul no límpido céu do outono, os peixes saltando em uma correnteza. A vida é a alegria que a música nos inspira, o deslumbrante cenário do pico de uma montanha avermelhado pelo brilho do raiar do sol, são as miríades de combinações e intercâmbios de fenômenos perceptíveis e imperceptíveis. A vida é tudo (2010, p. 17).
Magnifíca forma de expressar o que é vida! Além de ser poético.
Em outra página (2010, p. 22) ele diz "O corpo humano é composto por aproximadamente 60 trilhões de células, que executam uma multidão de funções que vão além da imaginação. Normalmente, somente percebemos uma minúscula fração do que ocorre no interior de nosso corpo. No rim, são realizados cerca de duzentos tipos de desintoxicação e de metabolismo... Um cientista japonês calculou que se toda a química produzida pelo rim fosse produzida em uma fábrica, o tamanho dessa fábrica teria de ser várias vezes maior que toda a área industrial de Tóquio e Yokohama...
O corpo humano contém uma impressionante variedade de estatística extraordinárias. Por exemplo, o comprimentos total das veias sanguíneas em um adulto é de aproximadamente 96 mil quilômetros, mais que duas vezes a circunferência da Terra. Para respirar, utilizamos 300 milhões de células do pulmão. O aspecto mais fascinante de todos é a forma harmoniosa em que todas essas células e orgãos trabalham em conjunto para produzir um ser humano possuidor de uma mente criativa."
Este é realmente um livro fantástico!
Sugiro como leitura.
Tenho certeza que após uma leitura desta grandiosa obra todos terão um conceito diferente do que venha a ser vida!
É isso ai!

IKEDA, Daisaku. Vida: um enigma uma joia preciosa. 1ª ed. São Paulo: Brasil Seikyo, 2010.