REVOLUÇÃO HUMANA

"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar o destino total de um país, além disto, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."





Daisaku Ikeda







Você é professor(a)

Você tem o livro Educação para uma Vida Criativa de Tsunessaburo Makiguti

Se "sim" já leu

Se "não" tem interesse de adquirir

Prof. Marcos Roberto

Minha foto
São Paulo, Zona Leste/SP, Brazil

sábado, 26 de junho de 2010

O NOVO SEMPRE VEM...

Agora pela manhã estava eu a dirigir e ouvir música quando ouço a canção da mais nobre cantora Elis Regina "Como Nossos Pais". Confesso que nunca antes ao ouvi-la havia prestado atenção, e de repente me vejo estático, apesar de estar dirigindo, com seu recado. Simplesmente fabulosa!
Refleti e comparei com a situação vivida em sala de aula com nossos alunos. Será mesmo que estamos vivendo uma nova época, de uma nova geração mais agitada, mais dinâmica, mais explosiva, e não estamos conseguindo acompanha-los?
É comum nas salas dos professores acontecer comentários referentes aos alunos; comentários críticos, maldosos, reclamações de comportamentos (ou mal comportamento), e muitas vezes ouço e concordo.
Porém, em um trecho da música já mencionada encontramos:

"Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo,
Tudo o que fizemos
Nós ainda somos
Os mesmos e vivemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Como os nossos pais..."

É isso! Paramos no tempo, no passado, época de nossos pais e não estamos percebendo. Não estamos conseguindo acompanhar a época. Não estamos nos atualizando perante os jovens. Na verdade queremos que eles vivam como vivíamos no passado.
Lógico que muitos valores precisam ser resgatados, mas na verdade somos nós que precisamos entrar no mundo deles e não eles no nosso. É difícil? É! Mas é isto!
Na verdade precisamos compreende-los desta forma.

Em outro trecho da música encontramos:

"Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem..."

Precisamos viver o "mundo" deles. Compreende-los melhor. Criticar não basta!

Por último vale destacar um outro trecho que é:

"Para abraçar seu irmão
E beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço,
O seu lábio e a sua voz..."

Simplesmente é isto que precisam... Carinho... Mais humanismo de nossa parte. Afinal somos educadores!
É isto!

sábado, 12 de junho de 2010

UMA PAZ DURADOURA... DEDICADO À MÉRCIA NAKASHIMA

Assim como o tempo lá fora meu coração neste momento está nublado.
Sinto uma tristeza profunda, doi muito no peito saber que ainda existem seres humanos insensíveis perante outros seres humanos, capazes de tirar o bem maior que temos, a vida! Quanta tristeza!
Para terminar a semana com pesar infelizmente nos deparamos mais uma vez - entre os milhares de casos que sabemos que ocorrem pelo país afora - com o trágico fim de uma vida que tinha muito pela frente.
Todos os noticiários comentam este triste fim que foi da advogada Mércia Nakashima. Quero aproveitar o momento para dizer aos familiares que de onde estou constantemente transmito minhas sinceras orações para que ao menos um pouco sintam amenizados este constrangimento, esta tristeza sem fim, apesar de saber que é quase impossível não ter.
Ao criminoso tento algum adjetivo para qualificá-lo, mas não consigo encontrar um pelo menos que o denomine. De "animal" não pode ser. Seria uma afronta aos seres impensantes, que apesar de serem impensantes tenho certeza que não se comportariam desta forma com seus semelhantes.
"Verme"... pior ainda. "Monstro"... talvez. "Débio"... acho que não.
Sinceramente não sei. O que sei é que "pessoas" assim, capazes tirar a vida de seres vivos, estão no mais baixo estado de vida que é a do "inferno". Acho que é de lá que saem seres assim. Das profundezes de "lá".
Peço perdão aos leitores de me expressar desta forma, mas não tem outro jeito, outra forma de comentar sobre este tipo de "gente".
Deixo aqui registrada a minha indignação.
Por último preciso deixar também aqui as palavras de meu mestre Daisaku Ikeda tirada de sua obra "Uma Paz Duradoura" que são:
"Meu objetivo é revelar meu sonho e minha súplica de que o espírito da paz da Soka Gakkai vivam para inspirar nossos netos e os netos destes. Gostaria que entendessem o brado que vem do fundo do coração de um homem de fé que hoje vive e ora fervorosamente pela construção de uma sociedade de paz".
É isso ai!